Saturday, 14 April 2012

Plasencia - Espanha

E, ao terceiro dia, chegou a lufada de sol desejado!
Fui apanhar Plasencia, na Extremadura espanhola, em pleno domingo de Páscoa, com aglomerados de população nos locais por onde passava a procissão.
Aqui, os KKK vestiam de verde, talvez adivinhando o que se iria passar no dia seguinte em Lisboa.
Afinal, Lisboa ficava já ali ao lado, a caminho do borrego no forno, em Elvas, bichinho que marcha melhor quando se lhe dá um bom vinho alentejano onde possa nadar.


Friday, 13 April 2012

Ávila - Espanha

Ávila, no percurso que fiz ainda dentro da região de Castela e Leão, é uma cidade velha bem preservada, qualificativo que se aplica com maior justiça à sua maravilhosa muralha românica que circunda, totalmente,o centro histórico.
O tempo gelado tolheu-me os dedos e a máquina, as nuvens escuras escondeu a beleza que as poucas fotos que tirei deviam mostrar.
Fica para uma próxima vez..
Hasta pronto, Ávila.


Alcazar de Segovia - Espanha

Segovia esperava-me com cara de poucos amigos.
Já há muito tempo não sabia o que era calçar luvas. E tive que as ir comprar, ali mesmo ao lado onde o frio se começou a sentir, à saída do veículo quentinho que até lá me levou.
O preço? Qualquer que ele fosse, comprava-as. Quem estava atrás do balcão sabia disso. Meia dúzia de metros depois, confirmei. Por metade do preço, se não eram totalmente iguais, pouco diferentes seriam.
Objectivo principal da fuga ao frio - desculpem, queria dizer, da visita apressada pelo frio - o monumental edifício Alcazar.
As fotos quase se limitam ao seu interior e, mesmo assim, são poucas.
Numa próxima visita, quando o sol aquecer aquele frio, voltarei, que a cidade merece.


Thursday, 12 April 2012

Salamanca - Centro histórico

Fim de semana da Páscoa.
Muito frio, muita chuva, algumas vezes sob a forma de neve, céu a voar baixinho, carregado de negro de fumo, corridas a fugir pelos intervalos das pingas.
Procissões que não se viram, acólitos armados em KKK, mas mais coloridos, de bebés a idades que já mereciam ter juízo, sons de missa e de rezas em alta-voz no meio de pedras erguidas nos tempos cheios de história.
Nos meus tempos de liceu, tive um professor oriundo do Seminário de Salamanca, diziam.
Ao calcorrear as pedras das calçadas por Salamanca, lembrei-me do "Professor Abelha".

Pega-Rabuda

Apanhada nas margens do rio Tormes, em Salamanca.

 DSC02734

Monday, 2 April 2012

Por terras de Santarém

O Tejo, a lezíria, paisagens bucólicas e urbanas, mas não muito.

Sunday, 1 April 2012

Elevador da Bica - Bairro Alto, Lisboa

Elevador da Bica.
Vida a dois.
Sempre aos pares.
Embora sempre em sentidos opostos, uma vez subindo, outra descendo, sem orgulhos bacocos o par percorre um caminho nem sempre único, "conscientes" que, quando um se afasta do caminho do outro, é para mais facilmente ambos alcançarem a tarefa para que vieram ao mundo.
E assim vão vivendo felizes desde há muitas décadas.