Sunday 12 June 2011

Santos populares


DSC07293
Junho é o mês grande, em Portugal. Mesmo se comparado ao mês das férias por excelência (Agosto), que tem mais um dia de calendário.

Os santos saltam prá rua e há arraiais em cada porta.

Em Lisboa, de vez em quando, o calendário é excepcionalmente generoso. O dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas dá as mãos ao dia da cidade e de Santo António, deixando o fim de semana a ligá-los.

Alfama, Castelo, Mouraria, Bairro Alto, ...

É nos bairros históricos que a festa ocupa todos os espaços, onde as pessoas se acotovelam, com o cheiro da sardinha assada a voar com o fumo das grelhas até todos os sensores olfativos que se encontrem nas redondezas, não deixando nenhum apetite de fora; são as mesas cheias e a algazarra no ar; são os sons das marchas populares a pedir uns pés de dança nos diminutos espaços dos recintos improvisados que ainda se encontram livres, é o vinho e a cerveja a correr. São os vasos de manjerico enfeitados com cravos de papel a acompanhar as quadras alegóricas ao Santo António, padroeiro da cidade, aos casamentos e ao amor.

E às centenas de quadras já existentes, nasce mais uma:

Pró S. António dar gozo,
Traz-me um arco, um balão
E um beijo bem caloroso,
Qu'eu dou-te o meu coração.
DSC07290
DSC07291
DSC07316
DSC07267

3 comments:

Anonymous said...

San Antonio es portugués y santo patrón de Lisboa. Tiene mucho humor este santo.
Hay buena fiesta en Lisboa y yo pensaba que la Republica no tenía santos pero se ve que algunas son más católicas que otras.
Bellas fotos y buen fin de fiesta.
C.

Anonymous said...

L'appareil photo. Voilà l'instrument de mesure de l'amour. La réussite d'une photo dépend de l'amour que porte à son sujet l'être humain qui le manipule.
Hitonari Tsuji
C.

xistosa, josé torres said...

Sim???
E no Porto, o S. João a 24 e a 23 um feriado que nem sei bem de que é.
Estou reformado e os dias são todos iguais.
Ou mais ou menos.
Só o domingo é que é um dia maldito.
Os dois "caféses" perto de minha casa, encerram e mandam-me beber café noutro local.

Bem, vou comprar um martelo para umas marteladas que o meu está gasto e cansado.

Cumprimentos